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  • PILATES

O Método Pilates é um sistema de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente. Esse método, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, proporciona bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

O Pilates apresenta uma infinidade de exercícios com diversos graus de dificuldade e aparelhos especialmente projetados, que podem ser utilizados tanto para a área de Fitness (condicionamento físico) quanto para a reabilitação (fins fisioterápicos).

Muito se tem ouvido sobre os benefícios das aulas de pilates, que é uma técnica que consiste na conscientização e reeducação corporal, pois trabalha a força, a tonificação e o alongamento de forma ampla e completa através movimentos lentos e fluentes que exercitam todo o corpo, ele ainda contribui de forma efetiva no alinhamento e postura global do corpo, melhora a capacidade respiratória, tonifica os músculos e articulações e vem conquistando muitos adeptos, especialmente aqueles que fogem das ginásticas convencionais.

É uma atividade que pode ser realizada também em idosos, gestantes, adolescentes e até crianças, para tonificação e alongamento da musculatura e melhora postural ou para um condicionamento físico geral.

Para os exercícios são usadas técnicas de respiração profunda muito similar ás utilizadas durante as meditações, pois estudos comprovam que esse tipo de respiração alivia as tensões acumuladas e ainda aumenta a estamina, substância responsável pela sensação de bem estar.

BENEFÍCIOS DO PILATES

*Aumento da resistência física e mental

* Melhora da coordenação motora

*Estimula o sistema respiratório e circulatório

*Aumenta a flexibilidade e mobilidade de todo corpo.

* Melhora consciência corporal.

*Proporciona uma mobilidade da coluna importante para a nutrição do disco intervertebral e o tônus muscular.

*Trabalha com muita concentração, poucas repetições (não fadigando a musculatura), os movimentos são lentos e controlados (fluidez), reduzindo o número de lesões.

*Melhora a qualidade postural, devido ao alongamento, fortalecimento e melhora da mobilidade vertebral.

Como os benefícios contribuem na prevenção de futuras lesões, o método é muito recomendado a casos de reabilitação de problemas na coluna, uma vez que traz alívio a dores crônicas.

As aulas de pilates normalmente duram em média uma hora, com até 3 alunos e são sempre bem variadas evitando-se assim a monotonia, as aulas variam de acordo com o objetivo e necessidade do aluno que podem ser feitas com ou sem nenhum aparelho e com acessórios específicos como as bolas, bandas, rolos entre outros.



* TREINAMENTO EM SUSPENSÃO


Também é utilizado exercícios em suspensão, conhecidos como TRX, que é uma atividade que permite exercitar vários músculos ao mesmo tempo. Esse é o TRX, sigla que significa treinamento em suspensão e que faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios funcionais. O peso do corpo é o que move.

O aparelho permite o desenvolvimento de força, equilíbrio, flexibilidade e estabilidade aos músculos que dão sustentação ao corpo em pessoas de qualquer nível de condicionamento físico e habilidade. Pode ser utilizado para reabilitação ou para o treinamento de atletas.
Não é doloroso, porém é fatigante, pois trata-se de um exercício resistido-funcional, pois usa agrupamentos musculares de forma conjunta.
O treinamento em suspensão é praticado com o auxílio de uma simples tira (faixa) de náilon resistente em formato de Y com alças para pés e mãos com regulagem de altura. A ponta simples da faixa é presa a uma parede ou a algum objeto fixo — pode ser uma árvore, em caso de prática ao ar livre, e nas outras duas pontas existem manoplas, onde são apoiados os pés ou mãos durante o exercício.
trx

 

 

  • FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA E PROCTOLÓGICA

    A Fisioterapia uroginecológica e proctológica é um ramo da fisioterapia que trata problemas da incontinência urinária, incontinência fecal e das demais afecções do assoalho pélvico da mulher.

    As técnincas utilizadas para o tratamento são:

    * Informação

    * Terapia Comportamental

    * Biofeedback para conscientização e para garantir a participação do paciente em sua reeducação

    * Eletroestimulação que é um meio essencial de favorecer a recuperação de um comando voluntário ausente ou deficiente.

    * Exercícios hipopressivos que tem o objetivo de regular a pressão intra-abdominal

    * Exercícios perineais para fortalecer o assoalho pélvico

    INDICAÇÕES

    * Incontinência Urinária

    * Incontinência fecal

    * Fraqueza da musculatura esfincteriana e do assoalho pélvico

    * Constipação Intestinal

    * Pós-Parto

    * Dores Pélvicas

    * Problemas Sexuais